
INSS volta a exigir prova de vida em 2022
Após meses de suspensão a prova de vida volta a ser exigida e os pagamentos poderão ser suspensos a partir de fevereiro. “É importante seguir o calendário, pois as pessoas que não o fizerem terão seus benefícios cortados”, explica dr. Raphael Oliveira especialista em Previdência.
De acordo com o dr. é necessário ter muita atenção para não perder o prazo, pois o beneficiário ficará sem salário e terá que pedir a reativação da aposentadoria ou pensão, por meio do site ou aplicativo do MEU INSS, e conclui: “pode haver demora, tendo em vista que com a pandemia o INSS está mais ainda sobrecarregado”.
DR. O QUE ACONTECE SE EU NÃO FIZER A PROVA DE VIDA?
Vai acontecer bloqueio e suspensão. O beneficiário que tiver o benefício suspenso em fevereiro, se ainda assim não atualizar os dados terá a aposentadoria ou pensão cancelada. “no caso de bloqueio ou suspensão poderá reativar no banco diretamente, mas no caso de cancelamento, o segurado deverá ligar no 135 e agendar o serviço. E também poderá ser feito pelo aplicativo MEU INSS”, mas como alertei acima não espere isso acontecer, pois você terá dor de cabeça.
BIOMETRIA CADASTRADA
Aposentados e pensionistas que tiverem a biometria já cadastrada podem usar os caixas eletrônicos para recadastrar a senha. Nos casos dos beneficiários sem biometria, existe também a possibilidade de ir até a agência bancária munidos de CPF e documentos com fotos para fazer a prova.
Para as pessoas que têm conta no Banco do Brasil, a prova de vida pode ser feita pelo aplicativo do celular.
A comprovação de vida pode ser feita por biometria facial, nos aplicativos "Meu INSS" e "Meu gov.br" e também nos bancos em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.
PROVA DE VIDA DIGITAL
A prova de vida digital somente será disponibilizada para os beneficiários que têm a biometria cadastrada no sistema do governo, como por exemplo, quem tem a CNH digital ou título de eleitor.
O procedimento de prova de vida digital utiliza a tecnologia de reconhecimento facial para identificar o beneficiário.
Maiores de 80 anos e pessoas com mais de 60 anos com dificuldades de locomoção podem solicitar fazer a prova nos seus respectivos domicílios. O pedido deverá ser feito pelo 135 ou pelo site MEU INSS, será ainda destinado um funcionário do INSS para ir até a residência do segurado.
Confira a tabela do INSS